Pular para o conteúdo principal

9 dicas infalíveis para cuidar da pele oleosa




A escolha da maquiagem, produtos de limpeza adequados
e o corte de cabelo podem ajudar a controlar a oleosidade.
Com o tempo começando a esquentar, o pesadelo de quem tem a pele oleosa volta a ganhar contorno. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e produtos adstringentes são algumas das medidas preventivas mais comuns.
Mas qual delas realmente funciona? É preciso prestar atenção no tipo de sabonete que você usa, na composição da maquiagem e até no seu corte de cabelo, afirma o dermatologista Ademir Junior, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Numa entrevista bastante didática, ele explica tudo o que você precisa fazer para proteger a pele contra o excesso de oleosidade e, conseqüentemente, ficar longe de cravos e espinhas além de evitar aquele aspecto brilhante que derrete qualquer maquiagem:
1. Na hora do banho
O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele desta região. Algumas marcas, inclusive, dispõem de opções específicas para cada tipo de pele.
2. Maquiagem
O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que você tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente, pode usar maquiagem sem medo. Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivam a produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate, que dão aspecto mais seco.
3. Lencinhos umedecidos
Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas não resolvem a oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto.
4. Franja no rosto
A oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos na maior parte do tempo.
5. Efeitos da poluição
Os agentes poluentes facilitam a inflamação da pele, gerando problemas como a acne. Vale lembrar que o próprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente. Somando os dois, portanto, teremos maior inflamação cutânea.
6. Proteção contra o sol
Você nunca deve dispensá-la, mas precisa usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com FPS 30 no mínimo. Em geral, esses produtos vêm em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência agrada mais). As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.
7. O mito do chocolate
A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nada a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática, o Dr. Ademir recomenda que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele.
8. Ar condicionado
Quando o tempo esquenta, fica difícil escapar dele. O problema é que o ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da pele. Com isso, há o aumento na produção de óleo, como uma reação natural do seu organismo para tentar reduzir a perda desta água. Hidrate-se bastante, com água e sucos naturais, que o efeito do aparelho tende a ser menos nocivo sobre sua aparência.
9. Antes de dormir
Deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MB amou: varandas e terraços pra curtir e relaxar!

Gente, tem coisa mais deliciosa do que ter um espaço na sua casa, proprio para descanso, um relax, ou para tomar café da manhã, um chá da tarde, receber os amigos com conforto ou simplesmente relaxar lendo um livro.
Sem dúvida ter uma varanda ou terraço em casa, é uma delícia, principalmente se você ama decoração como eu (eu super amoooo), deixar o espaço com a sua cara, ajuda a tornar o ambiente ainda mais agradável, acolhedor e convidativo.
O fato de estar procurando casa pra comprar, me despertou o interesse também por decoração de ambientes, e posso dizer que estou ficando a cada dia mais apaixonada com a idéia de decorar minha própria casa.
Na minha pesquisa, separei algumas fotos de varandas e terraços incríveis, com a decoração pra lá de criativa e original, alguns bem coloridos, outros mais sóbrios. E ainda tem aqueles que cultivam plantas, fazem pequenas hortas, tudo impecavelmente lindo e delicioso!
Confira as fotos e as idéias:





















Do tomara que caia,ao blazer justo: Moda, é pra todas as idades!

Vestir-se bem e estar na moda é um desejo de todas as mulheres, independente da idade. Mas é importante ficar atenta ao seu tipo de corpo e escolher as peças adequadas para a sua faixa etária.  Para arrasar no look sem erro, veja as dicas da personal stylist Valquíria Silva.
20 anos: Coloque a feminilidade em foco. A moda para a mulher de 20 anos deve ser prática, já a grande maioria delas possui uma rotina atribulada, trabalhando e estudando. Estampas, cores variadas e sóbrias são bem vindas, mas devem estar no contexto e de maneira equilibrada. Curtos, justos e roupas formais variam de acordo com a personalidade de cada uma e também com a ocasião. Para disfarçar a barriguinha, chame a atenção para os ombros, usando blusas e casacos soltos, camisa por dentro da calça, levemente solta, túnica ou top no estilo blousée e saias, que caem melhor que calças. Evite blusas e casacos que marcam a cintura, como parkas e jaquetas, estampas, padronagens muitos grandes ou espaçadas, calças e saias …

Lançamento da Revista Mais Estilo em A Maison com Thyane Dantas esposa do cantor Wesley Safadão

O lançamento da revista Mais Estilo deste mês foi na linda loja A Maison de Mary Mansur.  3 capas diferentes ilustraram a publicação, com as lindíssimas Katia Peixoto (arquiteta), Cristina Mello (1ª dama de Recife) e Thyane Dantas esposa do cantor Wesley Safadão que fez presença vip no evento assim como a 1ª dama acompanhada do marido, o prefeito Geraldo Julio. A festa foi regada a comidinhas deliciosas do buffet Camila Arruda. O blog cobriu o evento pra mostrar pra vocês como foi:
Revista Mais Estilo
Guiggo, Paulinho, Silvana Salazar, Fabiana Schreiner e Fernando Raphael
Silvana Salazar, Fernando Raphael e Fabiana Schreiner 
Buffet Camila Arruda
Buffet Camila Arruda 



Matheus Sisnando
Laercio e Guiggo (maquiadores top)
Os irmãos proprietários do Buffet Camila Arruda
Buffet Camila Arruda
Thyane Dantas e amiga
Mary Mansur