Pular para o conteúdo principal

Faça seu marketing pessoal ser eficiente!

Ser vendido, no bom sentido, significa mostrar suas qualidades para o mercado, afim de conseguir atingir seus objetivos (uma promoção, um novo emprego, etc). Bom, tendo essa premissa, como devemos fazer nosso Marketing Pessoal? Como disse no início, não existe fórmula, mas existem dicas e boas maneiras de se fazer isso:
Não seja individualista! Na sua empresa, se possível, tente desenvolver projetos que envolvam mais de uma equipe. Se você trabalha em agência, provavelmente terá parceiros que trabalham em outras contas. Envolva-os. Tente fazer projetos que não sejam apenas cross-medias, mas cross-accounts. Isso te amplia possibilidades de trabalho, e mesmo que o pessoal não esteja engajado ou o projeto não vá pra frente, você mostrou (vendeu) uma atenção especial com a agencia como um todo, e não apenas com seu cliente.
Participe. Se o contrário acontecer, faça o possível para participar. Tente encontrar maneiras de ajudar um projeto vizinho, seja na concepção da idéia (brainstorm) ou no desenvolvimento do projeto.
Mostre sua cara! Vá a eventos, happy-hours, festas, confraternizações e seminários relacionados a sua área de trabalho. Eventos da empresa são mandatórios! Nem que você fique só por uma hora, pra cumprimentar o pessoal, tomar uma cerveja (vinho ou uísque depende do nível da festa). O mesmo serve para seminários e workshops da sua área. Tente participar ao máximo, não só como ouvinte, mas como interator. Faça perguntas, tente criar discussões (relacionadas, por favor! Nada de chegar falando de futebol ou fazendo piadinhas!).
Participe de listas de discussão. Novamente, não só como ouvinte. Responda dúvidas levantadas, ajude a procurar informação, coloque seu ponto de vista em discussões e compartilhe.
Crie um perfil no LinkedIn. Ainda é uma ferramenta de muita credibilidade, principalmente aqui no exterior. Alguns headhunters, por exemplo, nem olham mais currículos impressos. Apenas o profile no linkedin, e as recomendações. Por favor, não minta! Não peça recomendação de quem você não mal conhece ou nunca trabalhou com você! Se você cria uma falsa expectativa, a frustração é muito grande, e você pode se queimar sua imagem à toa.
Crie atividades extra-trabalho. Um churrasco, um jantar em sua casa (onde você será o cozinheiro, claro!) ou um convite para uma festa ou um pub, para conhecer melhor as pessoas que passam pelo menos 8 horas do dia do seu lado.
Sorria. Essa é a mais clichê, mas talvez uma das mais importantes. Não adianta participar de eventos, projetos e festas se você ficar com a cara fechada. De bom dia para o faxineiro e para o diretor com o mesmo sorriso que você deu quando recebeu seu primeiro salário. São pessoas importantes no seu dia a dia, e pessoas que com certeza vão notar seu rosto otimista. Notaram que 5 das 7 dicas são relacionadas a engajamento? Não adianta estar lá, mas vegetando. É necessário participar. E está tudo conectado... São fatores que fazem diferença na empresa, que consequentemente te dão mais confiança no trabalho, seja pra montar uma apresentação, uma empresa ou construir um ambiente melhor de trabalho. E uma última dica: Considere sua empresa como um único time. Não são 3, 4 times na mesma empresa. É um só, que carrega o nome da empresa e o SEU nome. Lembre-se que o mundo é bem pequeno, e você vai perceber isso em pouco tempo, quando reencontrar aquele amigo da faculdade, que virou diretor geral da empresa X, ou aquele ex-colega de trabalho, que largou tudo e foi morar na Irlanda.
"Tenham todos uma semana cheia de energias positivas!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial de fotos para Vert Rouge Sophistiqué na Casa Rosada

Saindo do forno mais um super editorial com os vestidos e trajes da loja que amamos Vert Rouge Sophistiqué. Nosso top fotógrafo Fernando Raphael do Classe A Estudio Fotografico, arrasou nos cliques e o resultado a gente confere aqui:



A cantora Silvana Salazar 



Giovanna do blog Vou Crescer











Bia Flexa





Euzinha e a querida Silvana Salazar








Evento Crespas e Cacheadas sacudiu o Porto Digital em Recife

Um evento diferente e com um propósito nobre abrilhantou a cidade do Recife, o evento Crespas e Cacheadas aconteceu no Porto Digital no Recife Antigo. Temas como o combate ao racismo, violência contra a mulher e o empoderamento negro fizeram parte das palestras, oficinas e workshops. A organização do evento arrecadou doações de fraldas e materiais de higiene pessoal para doar a União de Mães de Anjos (UMA) projeto que presta atendimento às mães de crianças com microcefalia. Claro que não poderiam faltar também dicas de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, promovido pela Garnier com a embaixadora da marca Jessica Melo. Diversos patrocinadores demonstraram seus produtos no evento, entre eles a Tutanat e a marca de biscoitos Vitabono do ig @vitabonoalimentosltda com a sua representante Aline Oliveira do ig @blogalineoliveira  Aliás, agradecimentos a Vitabono @vitabonoalimentosltda pelos biscoitos deliciosos! Vamos às fotos!

Garnier
Porto Digital


Tutanat






Garnier

Biscoitos Vitabon…

Passarela RioMar teve Jesus Luz, desfiles de grifes e blogs

Referência em moda nacional e internacional em todo o Norte e Nordeste, após o sucesso das edições em 2015 e 2016, o RioMar Recife, em parceria com a Associação dos Lojistas do RioMar, promovem edição especial do Passarela RioMar nos dias 18 e 19 de abril às 18h30 para apresentar ao público as coleções de Outono/Inverno 2017, com curadoria da Cia. Paulista de Moda. O novo formato do Passarela RioMar será modelo de Fashion Tours, onde as modelos circularão por todo o mall e, ao final, se concentrarão na Praça de Eventos 01. A grande novidade do Passarela RioMar em 2017 será, além dos Fashion Tours, é a presença do DJ e modelo Jesus Luz que no dia 18 comandará as picapes com a trilha dos desfiles. Já no dia 19 será realizado um Fashion Talks, com a presença da jornalista Mônica Salgado, que trabalhou como redatora chefe da Revista Vogue e recentemente deixou o cargo de diretora geral da Revista Glamour; e do pernambucano Caio Braz, que apresenta o programa GNT Fashion e também assina sua …