Pular para o conteúdo principal

Faça seu marketing pessoal ser eficiente!

Ser vendido, no bom sentido, significa mostrar suas qualidades para o mercado, afim de conseguir atingir seus objetivos (uma promoção, um novo emprego, etc). Bom, tendo essa premissa, como devemos fazer nosso Marketing Pessoal? Como disse no início, não existe fórmula, mas existem dicas e boas maneiras de se fazer isso:
Não seja individualista! Na sua empresa, se possível, tente desenvolver projetos que envolvam mais de uma equipe. Se você trabalha em agência, provavelmente terá parceiros que trabalham em outras contas. Envolva-os. Tente fazer projetos que não sejam apenas cross-medias, mas cross-accounts. Isso te amplia possibilidades de trabalho, e mesmo que o pessoal não esteja engajado ou o projeto não vá pra frente, você mostrou (vendeu) uma atenção especial com a agencia como um todo, e não apenas com seu cliente.
Participe. Se o contrário acontecer, faça o possível para participar. Tente encontrar maneiras de ajudar um projeto vizinho, seja na concepção da idéia (brainstorm) ou no desenvolvimento do projeto.
Mostre sua cara! Vá a eventos, happy-hours, festas, confraternizações e seminários relacionados a sua área de trabalho. Eventos da empresa são mandatórios! Nem que você fique só por uma hora, pra cumprimentar o pessoal, tomar uma cerveja (vinho ou uísque depende do nível da festa). O mesmo serve para seminários e workshops da sua área. Tente participar ao máximo, não só como ouvinte, mas como interator. Faça perguntas, tente criar discussões (relacionadas, por favor! Nada de chegar falando de futebol ou fazendo piadinhas!).
Participe de listas de discussão. Novamente, não só como ouvinte. Responda dúvidas levantadas, ajude a procurar informação, coloque seu ponto de vista em discussões e compartilhe.
Crie um perfil no LinkedIn. Ainda é uma ferramenta de muita credibilidade, principalmente aqui no exterior. Alguns headhunters, por exemplo, nem olham mais currículos impressos. Apenas o profile no linkedin, e as recomendações. Por favor, não minta! Não peça recomendação de quem você não mal conhece ou nunca trabalhou com você! Se você cria uma falsa expectativa, a frustração é muito grande, e você pode se queimar sua imagem à toa.
Crie atividades extra-trabalho. Um churrasco, um jantar em sua casa (onde você será o cozinheiro, claro!) ou um convite para uma festa ou um pub, para conhecer melhor as pessoas que passam pelo menos 8 horas do dia do seu lado.
Sorria. Essa é a mais clichê, mas talvez uma das mais importantes. Não adianta participar de eventos, projetos e festas se você ficar com a cara fechada. De bom dia para o faxineiro e para o diretor com o mesmo sorriso que você deu quando recebeu seu primeiro salário. São pessoas importantes no seu dia a dia, e pessoas que com certeza vão notar seu rosto otimista. Notaram que 5 das 7 dicas são relacionadas a engajamento? Não adianta estar lá, mas vegetando. É necessário participar. E está tudo conectado... São fatores que fazem diferença na empresa, que consequentemente te dão mais confiança no trabalho, seja pra montar uma apresentação, uma empresa ou construir um ambiente melhor de trabalho. E uma última dica: Considere sua empresa como um único time. Não são 3, 4 times na mesma empresa. É um só, que carrega o nome da empresa e o SEU nome. Lembre-se que o mundo é bem pequeno, e você vai perceber isso em pouco tempo, quando reencontrar aquele amigo da faculdade, que virou diretor geral da empresa X, ou aquele ex-colega de trabalho, que largou tudo e foi morar na Irlanda.
"Tenham todos uma semana cheia de energias positivas!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece Punta Cana, no Caribe...

Você provavelmente já viu em fotos, ou talvez já viajado pra lá... Eu falo de Punta Cana, no Caribe. Praia linda e paradisíaca na República Dominicana, de visual natural estonteante, e um dos meus mais recentes "sonhos de consumo" no segmento viagens. Tenho ouvido muito falar nesse lugar ultimamente e então resolvi pesquisar pra saber que época do ano é boa pra viajar pra lá.

Punta Cana é uma região litorânea localizada no extremo leste da República Dominicana, no Caribe. Possui 8 km de praias de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais. A história de Punta Cana começa em 1969 quando Frak Rainieri, fascinado bela beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e investir nele, juntos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana. A 205 km ao leste da capital Santo Domingo, Punta Cana é destino de praia número 1 no Caribe. Em 2008, a região que combina sol o ano inteiro e hotéis com tudo incluído (os famosos all-inclusive) recebeu cerca de…

Do tomara que caia,ao blazer justo: Moda, é pra todas as idades!

Vestir-se bem e estar na moda é um desejo de todas as mulheres, independente da idade. Mas é importante ficar atenta ao seu tipo de corpo e escolher as peças adequadas para a sua faixa etária.  Para arrasar no look sem erro, veja as dicas da personal stylist Valquíria Silva.
20 anos: Coloque a feminilidade em foco. A moda para a mulher de 20 anos deve ser prática, já a grande maioria delas possui uma rotina atribulada, trabalhando e estudando. Estampas, cores variadas e sóbrias são bem vindas, mas devem estar no contexto e de maneira equilibrada. Curtos, justos e roupas formais variam de acordo com a personalidade de cada uma e também com a ocasião. Para disfarçar a barriguinha, chame a atenção para os ombros, usando blusas e casacos soltos, camisa por dentro da calça, levemente solta, túnica ou top no estilo blousée e saias, que caem melhor que calças. Evite blusas e casacos que marcam a cintura, como parkas e jaquetas, estampas, padronagens muitos grandes ou espaçadas, calças e saias …

A historia da banda Queen: Filme Bohemian Rhapsody.

Bohemian Rhapsody | Trailer Oficial | Legendado HD
A historia da banda Queen: Filme Bohemian Rhapsody.
Ícone. Lenda. Gênio. Estas três palavras são amplamente associadas às personalidades que marcaram a história da arte em algum momento, principalmente se levarmos em conta o mundo da música. Elvis, Michael Jackson, Sinatra, Bowie... Freddie Mercury. 

Artistas transgressores, que transcenderam barreiras, criaram obras épicas, influenciaram (e ainda influenciam) artistas e têm seus nomes marcados na história da humanidade. 

E Freddie foi um homem único, com um talento imensurável e inegável. Mesmo quem não conhece profundamente a obra do Queen, conhece alguma canção deles. Eu cantarolei o filme inteiro. Rsrsrs. Esta bela e emocionante homenagem à Mercury é algo realmente admirável. 

Os aspectos técnicos são bem realizados, a narrativa é fluída e não cansa em suas mais de duas horas de projeção. Rami Malek escancaradamente se entregou ao papel de corpo e alma. Sua atuação de Mercury é excepci…