Pular para o conteúdo principal

Saiba como acabar com a retenção de líquidos.

Nem sempre as alterações hormonais têm a ver com a retenção de líquidos. Frio ou calor, ele atormenta a vida de muita gente: o inchaço (ou edema, como também é conhecido) deixa as roupas apertadas, dá aparência de cansaço e causa muito desconforto. Mas, a não ser em casos de desequilíbrio hormonal, é um problema bem simples de resolver. O inchaço é provocado pelo excesso de líquidos no organismo, explica a nutricionista Roberta Stella. Comer muitos alimentos ricos em sódio faz com que esse mineral fique em elevada quantidade no organismo, favorecendo o inchaço temporário (quando o sódio for excretado pelos rins, a retenção excessiva de líquidos é solucionada). Entre os alimentos ricos em sódio estão os embutidos (mortadela, salame, presunto), queijos amarelos, enlatados, preparações temperadas excessivamente com sal. O sal light é composto por 50% potássio e 50% sódio. Ele é uma alternativa para reduzir a ingestão de sódio e, por isso, pode ser utilizado pelas pessoas que tem a propensão em ter uma maior retenção hídrica, substituindo o sal de mesa tradicional. E engana-se quem pensa nisso como um mal exclusivamente feminino. Os homens também podem apresentar inchaço, principalmente se apresentarem excesso de peso, inatividade física e excesso de sódio na alimentação. Algumas alterações hormonais, no entanto, tornam o corpo feminino mais suscetível a esse tipo de situação. Durante a gravidez, o nível elevado de progesterona é responsável por vários sintomas, entre eles, o inchaço. Porém, o inchaço generalizado pode significar aumento da pressão arterial, principalmente, após o 5º mês de gravidez. Estudos indicam que a restrição na ingestão de sódio tem pouco efeito na redução do inchaço durante a gravidez. Para combatê-lo, os médicos recomendam a prática de atividade física leve e uso de meia elástica. É importante lembrar que a utilização de diuréticos não é recomendada durante a gestação, porque prejudicam o fluxo de nutrientes na placenta (levando o bebê à morte, em casos graves). Já durante a tensão pré-menstrual, ocorre o aumento progressivo do nível de progesterona no sangue. A mudança traz sintomas físicos, como o inchaço e outros psicossomáticos (ansiedade, desejo por doces).
Água contra retenção de líquidos
Pode até parecer contraditório, mas beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema. Mas cuidado com a freqüência do problema. Ter um inchaço crônico pode significar mau funcionamento dos rins, na circulação ou hipertensão. Por isso, é importante investigar as causas desse sintoma quando perceber que ele não desaparece. O uso de medicamentos, como os corticóides, também está associado à presença de edema. Alguns alimentos estimulam o funcionamento renal, aumentando a excreção de substâncias tóxicas e a eliminação de água através da urina, são os chamados diuréticos. Muitos deles também são ricos em fibras, colaborando para o melhor funcionamento do intestino, amenizando outros sintomas como o intestino preso. Chás, em geral, são diuréticos, assim como algumas frutas (melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa), verduras (alface, agrião) e legumes (salsão, cenoura, vagem, abobrinha). Combinados a uma hidratação adequada (cerca de 1,5 litro de água por dia), eles previnem o inchaço e ainda colaboram para que seu intestino funcione com regularidade.
5 dicas para desinchar de vez
1. diminua a ingestão de alimentos ricos em sódio, como embutidos, conservas, picles e queijos amarelos;
2. aumente a ingestão de frutas, legumes e verduras;
3. beba, pelo menos, 1,5 litro de água por dia (8 copos);
4. faça atividade física regularmente;
5. se o inchaço persistir, procure um médico para que sejam investigadas as causas da retenção hídrica.
6. Antes de tomar qualquer medicamento, procure orientação médica. Só assim poderá saber qual a melhor alternativa para o seu caso.
Fonte
Minha Vida

Comentários

  1. Alguma dica para quem viaja muito de avião ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar menos...kkkk fácil.

      Excluir
    2. kkkkkkkk simples assim.

      Excluir
  2. Adoreei as dicas.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. faz quatro mes que parei de fumar engordei oito kls agora vou na nuti. mais eu tenho muito inhaço, quando bebo bastante agua diminui um pouco

      Excluir
  4. Também é importante saber o que é a retenção de líquidos para a combater.

    A retenção de líquidos ocorre quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células do organismo de forma que a quantidade de líquidos seja excedida e anormal.

    Normalmente, a retenção de líquidos ocorre em organismos femininos por causa do período menstrual, mas também ocorre em organismos masculinos como sintoma de algum problema que ocorre tanto em homens quanto em mulheres, como funcionamento deficiente da tireóide, hipertensão, problemas renais, má alimentação, falta de exercícios físicos, má funcionamento do coração e fígado, inflamações, problemas na circulação sanguínea, questões emocionais, entre outros.

    O acúmulo excessivo de líquidos no organismo pode ser percebido a olho nu, pois provoca inchaço por todo o corpo (principalmente em regiões como barriga, mãos, pernas, pés e tornozelo) e ainda provoca o ganho de peso que varia de acordo com a quantidade de líquido retido no organismo, o que normalmente varia entre 1 e 2 kg.

    A retenção de líquidos pode ser amenizada com alimentação mais natural, pouca utilização de sal nos alimentos, pouca utilização de sapatos altos e/ou apertados que dificulta a circulação, atividades físicas e ainda, se autorizado pelo médico, aderir à massagem e drenagem linfática.

    E essas dicas ajudam a tratar o probema :)

    fonte: blog.bodyscience.pt

    ResponderExcluir
  5. Overdose de salgadinhos de milho... isso que me provocou inchaço! Hahahah

    ResponderExcluir
  6. muito informativo, se alguém quiser entrar no blog.
    http://gerandociencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial de fotos para Vert Rouge Sophistiqué na Casa Rosada

Saindo do forno mais um super editorial com os vestidos e trajes da loja que amamos Vert Rouge Sophistiqué. Nosso top fotógrafo Fernando Raphael do Classe A Estudio Fotografico, arrasou nos cliques e o resultado a gente confere aqui:



A cantora Silvana Salazar 



Giovanna do blog Vou Crescer











Bia Flexa





Euzinha e a querida Silvana Salazar








Evento Crespas e Cacheadas sacudiu o Porto Digital em Recife

Um evento diferente e com um propósito nobre abrilhantou a cidade do Recife, o evento Crespas e Cacheadas aconteceu no Porto Digital no Recife Antigo. Temas como o combate ao racismo, violência contra a mulher e o empoderamento negro fizeram parte das palestras, oficinas e workshops. A organização do evento arrecadou doações de fraldas e materiais de higiene pessoal para doar a União de Mães de Anjos (UMA) projeto que presta atendimento às mães de crianças com microcefalia. Claro que não poderiam faltar também dicas de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, promovido pela Garnier com a embaixadora da marca Jessica Melo. Diversos patrocinadores demonstraram seus produtos no evento, entre eles a Tutanat e a marca de biscoitos Vitabono do ig @vitabonoalimentosltda com a sua representante Aline Oliveira do ig @blogalineoliveira  Aliás, agradecimentos a Vitabono @vitabonoalimentosltda pelos biscoitos deliciosos! Vamos às fotos!

Garnier
Porto Digital


Tutanat






Garnier

Biscoitos Vitabon…

Passarela RioMar teve Jesus Luz, desfiles de grifes e blogs

Referência em moda nacional e internacional em todo o Norte e Nordeste, após o sucesso das edições em 2015 e 2016, o RioMar Recife, em parceria com a Associação dos Lojistas do RioMar, promovem edição especial do Passarela RioMar nos dias 18 e 19 de abril às 18h30 para apresentar ao público as coleções de Outono/Inverno 2017, com curadoria da Cia. Paulista de Moda. O novo formato do Passarela RioMar será modelo de Fashion Tours, onde as modelos circularão por todo o mall e, ao final, se concentrarão na Praça de Eventos 01. A grande novidade do Passarela RioMar em 2017 será, além dos Fashion Tours, é a presença do DJ e modelo Jesus Luz que no dia 18 comandará as picapes com a trilha dos desfiles. Já no dia 19 será realizado um Fashion Talks, com a presença da jornalista Mônica Salgado, que trabalhou como redatora chefe da Revista Vogue e recentemente deixou o cargo de diretora geral da Revista Glamour; e do pernambucano Caio Braz, que apresenta o programa GNT Fashion e também assina sua …