Pular para o conteúdo principal

Os três pilares da prática de exercício físico.


O verão é o período em que as academias de ginástica ficam lotadas. Muitas pessoas fazem quase tudo para ficar em sintonia com a estação, o que é um grande risco, pois a busca pela beleza corporal de forma errada pode se transformar em um sério problema de saúde. O melhor caminho é iniciar a prática dos exercícios físicos de forma segura. Segundo o personal trainner, Wandilson Rodrigues, é essencial tomar alguns cuidados. “Se você pensa em entrar em uma academia, tem que colocar à frente sua saúde, certamente não será da noite para o dia que chegará a um corpo sarado, para isso é necessário que haja esforço e disciplina”, diz o profissional. Algumas pessoas encaram o exercício como a única opção possível para retirar todas as calorias consumidas. O resultado dessa crença são academias lotadas na segunda-feira. “As pessoas cometem excessos nos finais de semana e depois passam horas na academia, acreditando que vai queimar tudo o que seu organismo armazenou em forma de gordura, mas o processo de perda de peso, ou manutenção, exige também o controle da alimentação”, adverte o personal. Outros fatores são importantes na definição dos exercícios para cada pessoa, por exemplo, os indivíduos com mais de trinta anos, com históricos de doença degenerativa na família ou que, durante a avaliação física, apresentam alguma alteração nos índices, devem passar por uma avaliação médica antes de iniciar seu treino. O personal sugere que sejam respeitadas três principais etapas para que a malhação seja segura e eficiente:
- Escolha da academia. Procure uma academia que ofereça conforto, higiene, organização, bons equipamentos, e acima de tudo, profissionais capacitados e reconhecidos pelo Conselho Regional de Educação Física - CREF.
- Avaliação física. Antes de iniciar os exercícios o aluno deve passar por uma avaliação física, para identificar sua condição quantificando resistência muscular, percentual de gordura, índice de massa corpórea - IMC, estatura, pressão arterial, postura e flexibilidade. Com os resultados da avaliação em mãos, o professor terá dados para elaborar um plano de treino de acordo com as necessidades. É também na avaliação que o aluno passa por uma entrevista na qual relata informações pessoais como: objetivos, estilo de vida, hábitos alimentares, e particularidades médicas. Além de tudo isso, os resultados servirão como um ponto de partida que será concluído com os resultados de uma reavaliação, que deve ser realizado com 90 dias. Na reavaliação os novos resultados serão comparados com a primeira, permitindo a continuidade do treino de acordo com os novos dados.
- Alimentação. Façamos um cálculo simples : Um combo com fritas, hambúrguer e refrigerante contém em média 600 Kcal. Uma sessão com duração de uma hora e intensidade moderada de musculação gasta em média 300 Kcal. Logo, percebemos o quanto nosso corpo é eficiente em estocar gordura e econômico em gastar. Para atingir um percentual de gordura adequado é necessário hábitos alimentares específicos, com quantidades de nutrientes adequados para cada caso. Se você quer obter bons resultados procure um(a) nutricionista especializada em nutrição esportiva. No começo pode ser difícil, mas após algum tempo, a mudança de hábito começa a apresentar os resultados e a satisfação une-se ao costume de um novo comportamento. Seguindo estas dicas, certamente você estará praticando exercício de maneira inteligente, obtendo bons resultados e preservando sua saúde.
Dicas do profisional
Professor Wandilson Rodrigues
Personal Trainer e professor da Academia Vip Fitness.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial de fotos para Vert Rouge Sophistiqué na Casa Rosada

Saindo do forno mais um super editorial com os vestidos e trajes da loja que amamos Vert Rouge Sophistiqué. Nosso top fotógrafo Fernando Raphael do Classe A Estudio Fotografico, arrasou nos cliques e o resultado a gente confere aqui:



A cantora Silvana Salazar 



Giovanna do blog Vou Crescer











Bia Flexa





Euzinha e a querida Silvana Salazar








Evento Crespas e Cacheadas sacudiu o Porto Digital em Recife

Um evento diferente e com um propósito nobre abrilhantou a cidade do Recife, o evento Crespas e Cacheadas aconteceu no Porto Digital no Recife Antigo. Temas como o combate ao racismo, violência contra a mulher e o empoderamento negro fizeram parte das palestras, oficinas e workshops. A organização do evento arrecadou doações de fraldas e materiais de higiene pessoal para doar a União de Mães de Anjos (UMA) projeto que presta atendimento às mães de crianças com microcefalia. Claro que não poderiam faltar também dicas de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, promovido pela Garnier com a embaixadora da marca Jessica Melo. Diversos patrocinadores demonstraram seus produtos no evento, entre eles a Tutanat e a marca de biscoitos Vitabono do ig @vitabonoalimentosltda com a sua representante Aline Oliveira do ig @blogalineoliveira  Aliás, agradecimentos a Vitabono @vitabonoalimentosltda pelos biscoitos deliciosos! Vamos às fotos!

Garnier
Porto Digital


Tutanat






Garnier

Biscoitos Vitabon…

Passarela RioMar teve Jesus Luz, desfiles de grifes e blogs

Referência em moda nacional e internacional em todo o Norte e Nordeste, após o sucesso das edições em 2015 e 2016, o RioMar Recife, em parceria com a Associação dos Lojistas do RioMar, promovem edição especial do Passarela RioMar nos dias 18 e 19 de abril às 18h30 para apresentar ao público as coleções de Outono/Inverno 2017, com curadoria da Cia. Paulista de Moda. O novo formato do Passarela RioMar será modelo de Fashion Tours, onde as modelos circularão por todo o mall e, ao final, se concentrarão na Praça de Eventos 01. A grande novidade do Passarela RioMar em 2017 será, além dos Fashion Tours, é a presença do DJ e modelo Jesus Luz que no dia 18 comandará as picapes com a trilha dos desfiles. Já no dia 19 será realizado um Fashion Talks, com a presença da jornalista Mônica Salgado, que trabalhou como redatora chefe da Revista Vogue e recentemente deixou o cargo de diretora geral da Revista Glamour; e do pernambucano Caio Braz, que apresenta o programa GNT Fashion e também assina sua …