Pular para o conteúdo principal

Alimente seu organismo com colágeno. Super dicas!


Quem já passou dos 25 anos precisa de um cuidado a mais, já que a partir dessa idade o organismo começa naturalmente a diminuir a produção de colágeno, proteína super importante, que faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, ossos, tendões e cartilagens. "O colágeno é a base de fixação do cálcio nos ossos. Ele também é responsável pela elasticidade da pele, deixando-a mais bonita, com aspecto mais jovem e hidratada. O colágeno une e fortalece os tecidos, faz parte da estrutura dos cabelos e é responsável pelo seu viço. A falta desta proteína pode acarretar cabelos fracos, quebradiços e com queda. Nas unhas, o colágeno também tem a função de fortalecer evitando a quebra e lascas. Para finalizar, o colágeno é responsável por dar elasticidade às articulações", explica a especialista em nutrição da Nutricêutica Alimentos Funcionais, Marcella Romanelli. E para garantir uma boa produção de colágeno, a nutricionista indica o consumo de alimentos ricos em proteínas como grãos, carnes, ovos, leite e derivados, e fontes de ômega-3 como a linhaça e peixes, especialmente a “cavalinha”. Também é importante incluir alimentos como nozes, castanha, folhas escuras, lentilha e levedo de cerveja. Outra sugestão e a mais indicada pela nutricionista é o consumo de produtos à base de colágeno, como a gelatina hidrolisada enriquecida com vitaminas e minerais. "A quantidade ideal de gelatina hidrolisada são 10 gramas por dia, o que equivale a uma colher de sopa. É muito importante que o colágeno esteja hidrolisado, porque a hidrólise permite a absorção da proteína já que o colágeno é uma proteína muito extensa e seria excretada pelo organismo se consumida em sua estrutura integral", diz Marcella, que ainda completa que é importante enriquecer o colágeno com vitaminas e minerais. Mas como consumir colágeno hidrolisado? Confira algumas receitas da especialista especial para esse fim de verão, em que pele, cabelo e unhas ficam mais ressecadas. Bora investir no colágeno para reverter essa situação:

Suco anti-envelhecimento

Ingredientes:
½ cenoura
1 kiwi
1 copo de água de coco
1 colher de sopa de gelatina hidrolisada (colágeno) sabor tangerina

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome duas vezes ao dia.
Comentário Nutricional: A cenoura é rica em betacaroteno, a pró-vitamina A, que ajuda os tecidos celulares a promover a saúde da visão. A vitamina A é varredora de radicais livres, que ocasionam a degeneração das artérias e promove o desenvolvimento de câncer.
O kiwi tem em 100 g 6 vezes mais vitamina C que a laranja. A vitamina C protege contra gripes, resfriados, infecções e câncer, além de aumentar a imunidade. A gelatina hidrolisada promove a formação de colágeno na pele aumentando a elasticidade e diminuindo os aspectos do envelhecimento. Fortalece e diminui a queda de cabelo, além de promover a saúde das unhas.

Coquetel Revitalizador dos Ossos

Ingredientes:
3 folhas de couve comum
2 folhas de couve-seda
1 molho de salsa
3 cenouras
1 maçã
1 colher de sopa de gelatina hidrolisada (colágeno) sabor limão

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Comentários Nutricionais: Esta bebida fornece os nutrientes fundamentais para a formação dos ossos, tais como o cálcio, boro, magnésio e outros minerais. Além disso, o suco fornece 10 g de gelatina hidrolisada que vai estimular a síntese de colágeno nos ossos completando todos os nutrientes necessários para a sua saúde! É uma bebida extraordinariamente densa em nutrientes.

Fonte: Cristiana Arcangeli

Comentários

  1. Olá,eu tomo uma colher de sopa do colágeno em pó sem sabor pela manhã dissolvido no leite ou suco,e outra a noite pois,não como carne e dificilmente feijão da terra também.
    As dicas,são importantes e bem criativas com consumo de alimentos de baixo custo podendo fazer parte do nosso alimento diário.

    ResponderExcluir
  2. Qual a medida que se refere a 10g? Pode ser uma colher de sopa bem cheia? ou raza?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece Punta Cana, no Caribe...

Você provavelmente já viu em fotos, ou talvez já viajado pra lá... Eu falo de Punta Cana, no Caribe. Praia linda e paradisíaca na República Dominicana, de visual natural estonteante, e um dos meus mais recentes "sonhos de consumo" no segmento viagens. Tenho ouvido muito falar nesse lugar ultimamente e então resolvi pesquisar pra saber que época do ano é boa pra viajar pra lá.

Punta Cana é uma região litorânea localizada no extremo leste da República Dominicana, no Caribe. Possui 8 km de praias de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais. A história de Punta Cana começa em 1969 quando Frak Rainieri, fascinado bela beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e investir nele, juntos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana. A 205 km ao leste da capital Santo Domingo, Punta Cana é destino de praia número 1 no Caribe. Em 2008, a região que combina sol o ano inteiro e hotéis com tudo incluído (os famosos all-inclusive) recebeu cerca de…

A historia da banda Queen: Filme Bohemian Rhapsody.

Bohemian Rhapsody | Trailer Oficial | Legendado HD
A historia da banda Queen: Filme Bohemian Rhapsody.
Ícone. Lenda. Gênio. Estas três palavras são amplamente associadas às personalidades que marcaram a história da arte em algum momento, principalmente se levarmos em conta o mundo da música. Elvis, Michael Jackson, Sinatra, Bowie... Freddie Mercury. 

Artistas transgressores, que transcenderam barreiras, criaram obras épicas, influenciaram (e ainda influenciam) artistas e têm seus nomes marcados na história da humanidade. 

E Freddie foi um homem único, com um talento imensurável e inegável. Mesmo quem não conhece profundamente a obra do Queen, conhece alguma canção deles. Eu cantarolei o filme inteiro. Rsrsrs. Esta bela e emocionante homenagem à Mercury é algo realmente admirável. 

Os aspectos técnicos são bem realizados, a narrativa é fluída e não cansa em suas mais de duas horas de projeção. Rami Malek escancaradamente se entregou ao papel de corpo e alma. Sua atuação de Mercury é excepci…

Do tomara que caia,ao blazer justo: Moda, é pra todas as idades!

Vestir-se bem e estar na moda é um desejo de todas as mulheres, independente da idade. Mas é importante ficar atenta ao seu tipo de corpo e escolher as peças adequadas para a sua faixa etária.  Para arrasar no look sem erro, veja as dicas da personal stylist Valquíria Silva.
20 anos: Coloque a feminilidade em foco. A moda para a mulher de 20 anos deve ser prática, já a grande maioria delas possui uma rotina atribulada, trabalhando e estudando. Estampas, cores variadas e sóbrias são bem vindas, mas devem estar no contexto e de maneira equilibrada. Curtos, justos e roupas formais variam de acordo com a personalidade de cada uma e também com a ocasião. Para disfarçar a barriguinha, chame a atenção para os ombros, usando blusas e casacos soltos, camisa por dentro da calça, levemente solta, túnica ou top no estilo blousée e saias, que caem melhor que calças. Evite blusas e casacos que marcam a cintura, como parkas e jaquetas, estampas, padronagens muitos grandes ou espaçadas, calças e saias …