Pular para o conteúdo principal

Dicas de etiqueta: Um traje para cada ocasião.

Que tal algumas dicas com o significado de cada traje social, muitas vezes solicitado em convites de festas e eventos sociais? Vale a pena pra gente se inspirar na hora de se vestir para cada tipo de evento e ocasião. Confira:
Se o traje for...
Esporte: É o vestuário comum para o almoço com amigos, exposições, aniversários, batizados e churrascos. Não é necessária uma produção sofisticada, porém, não é motivo para ir desleixado à festa. Portanto, não apareça com a mesma roupa que vai pra academia, (rsrsrs). Para os Homens: Calças jeans estão liberadas, combinadas com camisas esportivas ou polo. Se o clima estiver frio, aposte em jaquetas, suéteres ou blazers esportivos feitos de couro ou veludo. Complete o visual com mocassins ou sapatênis. Para as Mulheres: Vestidos curtos ou na altura dos joelhos são ideais para a ocasião, além de outras opções como saias, calças de tecido, jeans e bermudas. As composições pedem tecidos leves e sem brilhos. Nos pés, sandálias de saltos médios ou baixos, sapatilhas ou botas. Já as bolsas, médias ou grandes, podem ser de um material mais esportivo. Atenção ao toque final da produção: invista na maquiagem discreta e nos cabelos bem penteados e tratados. Isso vale também para qualquer ocasião.
Passeio ou Esporte Fino: Nesse caso, a sofisticação fica no meio termo. Porém, não permite o uso de jeans. Geralmente, o tipo de traje é aconselhado para almoços, conferências, vernissages (pré-estreias de exibições) e eventos à luz do dia. Para os Homens: se o evento for noturno, o paletó escuro ou médio, usados com gravata, é boa pedida. Durante o dia, vale optar por blazer e calça mais claros, podendo escolher entre usar ou não gravata. A composição calça de sarja com camisa e blazer também pode ser uma ótima opção para o dia. Nos pés, sapato social ou mocassins pretos ou marrons. Em ótimo estado, please! Para as Mulheres: vestidos, terninhos, tailleurs, pantalonas, calças, saias, túnicas, batas e peças com estilo são ideais para o evento. Os tecidos pedem menos sofisticação e, para a noite, é permitido um pouco de brilho. Salto alto ou médio combinado com bolsa média ou grande completam o visual. Para a noite, lenços e echarpes dão o toque final. Os cabelos devem estar bem alinhados e a maquiagem, suave.
Social ou Passeio Completo: Para esse tipo de evento, o traje é sofisticado e elegante. Coquetéis e jantares especiais, óperas e casamentos são os que mais pedem esse tipo de traje. Para os Homens: o costume (dupla calça e paletó) escuro, camisa social e gravata formam a combinação ideal para esse tipo de ocasião, além do sapato social e cinto. O terno (calça, paletó e colete) também é outra alternativa. Para as Mulheres: o uso do longo não é obrigatório, podendo ser utilizado o longuete (vestido na altura do joelho), tailleurs, saias e blusas ou terninhos. Mas sempre com tecidos sofisticados. As fendas e decotes estão liberados, mas sem exageros. O mesmo vale para bordados e brilhos nos trajes. Boleros, casaquetos, peles falsas e xales são ideais, se o clima estiver frio. Os acessórios pedem saltos altos e bolsas pequenas. Nesse caso, a ida ao cabeleireiro é indispensável para produzir o penteado e a maquiagem mais elaborados.
Rigor ou Black Tie: O traje para esse tipo de evento deve possuir alto grau de formalidade e sofisticação. Costuma ser escolhido para premiações e bailes de formatura. Para os Homens: o uso de smoking é imprescindível, além de sapatos de amarrar pretos, de verniz ou couro liso. Para as Mulheres: segundo os especialistas em moda, os vestidos longos são os mais comuns para a ocasião. Vestidos curtos também podem ser usados, desde que tenham glamour no tecido. O uso de decotes, transparências e fendas está liberado e adequado ao estilo. Evite o excesso de informação. Se for o caso de parecer mais sexy, opte somente por um dos itens. Nos pés, invista nas sandálias com tiras delicadas e saltos altos e finos. Quanto aos cabelos, a dica é apostar em um penteado preso.
Espero que tenham curtido as dicas.
Em breve trarei dicas de calçados adequados para cada traje e ocasião.
Um grande beijo a todos e um excelente final de semana!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MB amou: varandas e terraços pra curtir e relaxar!

Gente, tem coisa mais deliciosa do que ter um espaço na sua casa, proprio para descanso, um relax, ou para tomar café da manhã, um chá da tarde, receber os amigos com conforto ou simplesmente relaxar lendo um livro.
Sem dúvida ter uma varanda ou terraço em casa, é uma delícia, principalmente se você ama decoração como eu (eu super amoooo), deixar o espaço com a sua cara, ajuda a tornar o ambiente ainda mais agradável, acolhedor e convidativo.
O fato de estar procurando casa pra comprar, me despertou o interesse também por decoração de ambientes, e posso dizer que estou ficando a cada dia mais apaixonada com a idéia de decorar minha própria casa.
Na minha pesquisa, separei algumas fotos de varandas e terraços incríveis, com a decoração pra lá de criativa e original, alguns bem coloridos, outros mais sóbrios. E ainda tem aqueles que cultivam plantas, fazem pequenas hortas, tudo impecavelmente lindo e delicioso!
Confira as fotos e as idéias:





















Você conhece Punta Cana, no Caribe...

Você provavelmente já viu em fotos, ou talvez já viajado pra lá... Eu falo de Punta Cana, no Caribe. Praia linda e paradisíaca na República Dominicana, de visual natural estonteante, e um dos meus mais recentes "sonhos de consumo" no segmento viagens. Tenho ouvido muito falar nesse lugar ultimamente e então resolvi pesquisar pra saber que época do ano é boa pra viajar pra lá.

Punta Cana é uma região litorânea localizada no extremo leste da República Dominicana, no Caribe. Possui 8 km de praias de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais. A história de Punta Cana começa em 1969 quando Frak Rainieri, fascinado bela beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e investir nele, juntos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana. A 205 km ao leste da capital Santo Domingo, Punta Cana é destino de praia número 1 no Caribe. Em 2008, a região que combina sol o ano inteiro e hotéis com tudo incluído (os famosos all-inclusive) recebeu cerca de…

Lançamento da Revista Mais Estilo em A Maison com Thyane Dantas esposa do cantor Wesley Safadão

O lançamento da revista Mais Estilo deste mês foi na linda loja A Maison de Mary Mansur.  3 capas diferentes ilustraram a publicação, com as lindíssimas Katia Peixoto (arquiteta), Cristina Mello (1ª dama de Recife) e Thyane Dantas esposa do cantor Wesley Safadão que fez presença vip no evento assim como a 1ª dama acompanhada do marido, o prefeito Geraldo Julio. A festa foi regada a comidinhas deliciosas do buffet Camila Arruda. O blog cobriu o evento pra mostrar pra vocês como foi:
Revista Mais Estilo
Guiggo, Paulinho, Silvana Salazar, Fabiana Schreiner e Fernando Raphael
Silvana Salazar, Fernando Raphael e Fabiana Schreiner 
Buffet Camila Arruda
Buffet Camila Arruda 



Matheus Sisnando
Laercio e Guiggo (maquiadores top)
Os irmãos proprietários do Buffet Camila Arruda
Buffet Camila Arruda
Thyane Dantas e amiga
Mary Mansur