Pular para o conteúdo principal

Quer ter ossos fortes? Siga as dicas.


Considerada uma doença incurável e silenciosa, o raquitismo, uma doença metabólica que atinge os ossos quando eles estão em crescimento e causada pela diminuição da deposição de cálcio, compromete a qualidade de vida dos pacientes e causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil hoje é considerada um problema de saúde pública pela incidência cada vez maior. Ele não tem sintomas, afeta principalmente as mulheres a partir da menopausa e pode ser adquirido ou hereditário.
A forma adquirida é geralmente ocasionada por carências nutricionais (raquitismo nutricional), devido á falta de vitamina D. Isso acontece por que quando essa vitamina está em falta no organismo a absorção do cálcio e do fósforo, que são dois componentes importantes do osso, fica prejudicada.

Em casos de carência nutricionais, deve ser feita a correção da dieta com uma oferta maior de cálcio, fósforo e vitamina D na alimentação

Essa deficiência pode ocorrer por baixa ingestão da vitamina D, má absorção ou falta de exposição aos raios ultravioleta da luz solar. Ou seja, quem consome pouca quantidade de leite e derivados pode estar na mira desta doença.

O diagnóstico geralmente é feito baseado em exames laboratoriais e radiológicos, e deve começar a ser investigado após os 30 anos, idade onde a formação de nossos ossos não acontece mais no mesmo ritmo que antes, problema este que após a menopausa tende a se acentuar.

Como estimular a formação de ossos Em casos de carência nutricionais, deve ser feita a correção da dieta com uma oferta maior de cálcio, fósforo e vitamina D na alimentação. Além disso, é preciso ter controle da ingestão excessiva de fitatos (componentes encontrados em alimentos ricos em fibras como vegetais e cereais integrais) já que eles diminuem a absorção do cálcio e de zinco pelo organismo.

A ingestão de amaranto (excelente fonte de cálcio bio-disponível) que pode ser consumido com frutas e iogurte, ou como ingrediente de pães, bolos, sopas entre outros também ajuda a deixar os ossos mais fortes. O amaranto quase não tem sabor e é uma excelente opção para os celíacos, pois não contém glúten.

Fazer atividade física de maneira regular, principalmente atividades que envolvam carga e desafiam a força da gravidade. Andar a pé, subir escadas e usar a bicicleta são opções para quem não tem tempo.

Tome sol de forma responsável, pois a maior parte da vitamina D, essencial para o cálcio se fixar nos ossos, é sintetizada na pele sob ação dos raios ultravioletas. 10 minutos por dia é suficiente.

Além desses, outras dicas ajudam a deixar os ossos mais fortes:

- Procure um especialista para saber se a suplementação de vitamina D é necessária;

-Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D, como iogurte com baixo teor de gordura, leite desnatado ou leite integral, suco de ameixa, suco de uva, suco de tomate natural, sardinha, salmão, óleo de salmão, óleo de fígado de bacalhau, feijão cozido e farinha de aveia.

Espero que tenham gostado das dicas, beijos e se cuidem!

Fonte: Site Minha Vida.

Faby Schreiner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece Punta Cana, no Caribe...

Você provavelmente já viu em fotos, ou talvez já viajado pra lá... Eu falo de Punta Cana, no Caribe. Praia linda e paradisíaca na República Dominicana, de visual natural estonteante, e um dos meus mais recentes "sonhos de consumo" no segmento viagens. Tenho ouvido muito falar nesse lugar ultimamente e então resolvi pesquisar pra saber que época do ano é boa pra viajar pra lá.

Punta Cana é uma região litorânea localizada no extremo leste da República Dominicana, no Caribe. Possui 8 km de praias de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais. A história de Punta Cana começa em 1969 quando Frak Rainieri, fascinado bela beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e investir nele, juntos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana. A 205 km ao leste da capital Santo Domingo, Punta Cana é destino de praia número 1 no Caribe. Em 2008, a região que combina sol o ano inteiro e hotéis com tudo incluído (os famosos all-inclusive) recebeu cerca de…

A historia da banda Queen: Filme Bohemian Rhapsody.

Bohemian Rhapsody | Trailer Oficial | Legendado HD
A historia da banda Queen: Filme Bohemian Rhapsody.
Ícone. Lenda. Gênio. Estas três palavras são amplamente associadas às personalidades que marcaram a história da arte em algum momento, principalmente se levarmos em conta o mundo da música. Elvis, Michael Jackson, Sinatra, Bowie... Freddie Mercury. 

Artistas transgressores, que transcenderam barreiras, criaram obras épicas, influenciaram (e ainda influenciam) artistas e têm seus nomes marcados na história da humanidade. 

E Freddie foi um homem único, com um talento imensurável e inegável. Mesmo quem não conhece profundamente a obra do Queen, conhece alguma canção deles. Eu cantarolei o filme inteiro. Rsrsrs. Esta bela e emocionante homenagem à Mercury é algo realmente admirável. 

Os aspectos técnicos são bem realizados, a narrativa é fluída e não cansa em suas mais de duas horas de projeção. Rami Malek escancaradamente se entregou ao papel de corpo e alma. Sua atuação de Mercury é excepci…

Saiba como acabar com a retenção de líquidos.

Nem sempre as alterações hormonais têm a ver com a retenção de líquidos. Frio ou calor, ele atormenta a vida de muita gente: o inchaço (ou edema, como também é conhecido) deixa as roupas apertadas, dá aparência de cansaço e causa muito desconforto. Mas, a não ser em casos de desequilíbrio hormonal, é um problema bem simples de resolver. O inchaço é provocado pelo excesso de líquidos no organismo, explica a nutricionista Roberta Stella. Comer muitos alimentos ricos em sódio faz com que esse mineral fique em elevada quantidade no organismo, favorecendo o inchaço temporário (quando o sódio for excretado pelos rins, a retenção excessiva de líquidos é solucionada). Entre os alimentos ricos em sódio estão os embutidos (mortadela, salame, presunto), queijos amarelos, enlatados, preparações temperadas excessivamente com sal. O sal light é composto por 50% potássio e 50% sódio. Ele é uma alternativa para reduzir a ingestão de sódio e, por isso, pode ser utilizado pelas pessoas que tem a propen…