Pular para o conteúdo principal

Quer ter ossos fortes? Siga as dicas.


Considerada uma doença incurável e silenciosa, o raquitismo, uma doença metabólica que atinge os ossos quando eles estão em crescimento e causada pela diminuição da deposição de cálcio, compromete a qualidade de vida dos pacientes e causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil hoje é considerada um problema de saúde pública pela incidência cada vez maior. Ele não tem sintomas, afeta principalmente as mulheres a partir da menopausa e pode ser adquirido ou hereditário.
A forma adquirida é geralmente ocasionada por carências nutricionais (raquitismo nutricional), devido á falta de vitamina D. Isso acontece por que quando essa vitamina está em falta no organismo a absorção do cálcio e do fósforo, que são dois componentes importantes do osso, fica prejudicada.

Em casos de carência nutricionais, deve ser feita a correção da dieta com uma oferta maior de cálcio, fósforo e vitamina D na alimentação

Essa deficiência pode ocorrer por baixa ingestão da vitamina D, má absorção ou falta de exposição aos raios ultravioleta da luz solar. Ou seja, quem consome pouca quantidade de leite e derivados pode estar na mira desta doença.

O diagnóstico geralmente é feito baseado em exames laboratoriais e radiológicos, e deve começar a ser investigado após os 30 anos, idade onde a formação de nossos ossos não acontece mais no mesmo ritmo que antes, problema este que após a menopausa tende a se acentuar.

Como estimular a formação de ossos Em casos de carência nutricionais, deve ser feita a correção da dieta com uma oferta maior de cálcio, fósforo e vitamina D na alimentação. Além disso, é preciso ter controle da ingestão excessiva de fitatos (componentes encontrados em alimentos ricos em fibras como vegetais e cereais integrais) já que eles diminuem a absorção do cálcio e de zinco pelo organismo.

A ingestão de amaranto (excelente fonte de cálcio bio-disponível) que pode ser consumido com frutas e iogurte, ou como ingrediente de pães, bolos, sopas entre outros também ajuda a deixar os ossos mais fortes. O amaranto quase não tem sabor e é uma excelente opção para os celíacos, pois não contém glúten.

Fazer atividade física de maneira regular, principalmente atividades que envolvam carga e desafiam a força da gravidade. Andar a pé, subir escadas e usar a bicicleta são opções para quem não tem tempo.

Tome sol de forma responsável, pois a maior parte da vitamina D, essencial para o cálcio se fixar nos ossos, é sintetizada na pele sob ação dos raios ultravioletas. 10 minutos por dia é suficiente.

Além desses, outras dicas ajudam a deixar os ossos mais fortes:

- Procure um especialista para saber se a suplementação de vitamina D é necessária;

-Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D, como iogurte com baixo teor de gordura, leite desnatado ou leite integral, suco de ameixa, suco de uva, suco de tomate natural, sardinha, salmão, óleo de salmão, óleo de fígado de bacalhau, feijão cozido e farinha de aveia.

Espero que tenham gostado das dicas, beijos e se cuidem!

Fonte: Site Minha Vida.

Faby Schreiner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial de fotos para Vert Rouge Sophistiqué na Casa Rosada

Saindo do forno mais um super editorial com os vestidos e trajes da loja que amamos Vert Rouge Sophistiqué. Nosso top fotógrafo Fernando Raphael do Classe A Estudio Fotografico, arrasou nos cliques e o resultado a gente confere aqui:



A cantora Silvana Salazar 



Giovanna do blog Vou Crescer











Bia Flexa





Euzinha e a querida Silvana Salazar








Evento Crespas e Cacheadas sacudiu o Porto Digital em Recife

Um evento diferente e com um propósito nobre abrilhantou a cidade do Recife, o evento Crespas e Cacheadas aconteceu no Porto Digital no Recife Antigo. Temas como o combate ao racismo, violência contra a mulher e o empoderamento negro fizeram parte das palestras, oficinas e workshops. A organização do evento arrecadou doações de fraldas e materiais de higiene pessoal para doar a União de Mães de Anjos (UMA) projeto que presta atendimento às mães de crianças com microcefalia. Claro que não poderiam faltar também dicas de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, promovido pela Garnier com a embaixadora da marca Jessica Melo. Diversos patrocinadores demonstraram seus produtos no evento, entre eles a Tutanat e a marca de biscoitos Vitabono do ig @vitabonoalimentosltda com a sua representante Aline Oliveira do ig @blogalineoliveira  Aliás, agradecimentos a Vitabono @vitabonoalimentosltda pelos biscoitos deliciosos! Vamos às fotos!

Garnier
Porto Digital


Tutanat






Garnier

Biscoitos Vitabon…

MB amou: varandas e terraços pra curtir e relaxar!

Gente, tem coisa mais deliciosa do que ter um espaço na sua casa, proprio para descanso, um relax, ou para tomar café da manhã, um chá da tarde, receber os amigos com conforto ou simplesmente relaxar lendo um livro.
Sem dúvida ter uma varanda ou terraço em casa, é uma delícia, principalmente se você ama decoração como eu (eu super amoooo), deixar o espaço com a sua cara, ajuda a tornar o ambiente ainda mais agradável, acolhedor e convidativo.
O fato de estar procurando casa pra comprar, me despertou o interesse também por decoração de ambientes, e posso dizer que estou ficando a cada dia mais apaixonada com a idéia de decorar minha própria casa.
Na minha pesquisa, separei algumas fotos de varandas e terraços incríveis, com a decoração pra lá de criativa e original, alguns bem coloridos, outros mais sóbrios. E ainda tem aqueles que cultivam plantas, fazem pequenas hortas, tudo impecavelmente lindo e delicioso!
Confira as fotos e as idéias: