
Um dos itens que não faltam nas bolsas da mulherada são os de beleza – um batom, uma base, mas será que a validade desses produtos na sua necessàire está em dia? Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha, com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos, constatou que 9 entre 10 mulheres usam maquiagem fora da validade. Quem não tem esse tipo de cuidado em respeitar o prazo de validade dos produtos pode ter sérios problemas.
A dupla invencível rímel-batom, campeã absoluta dos makes poderosos, infelizmente é campeã também no acúmulo de bactérias que podem trazer sérias infecções: impurezas encontradas num batom vencido podem ser facilmente ingeridas. Ao proliferarem as bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto (mesmo que ainda esteja dentro do prazo de validade). Nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro.
A maquiagem dura em média dois anos. Depois de aberta, o tempo de uso diminui, ainda mais se não estiver guardada adequadamente. Produtos importados costumam não ter data de validade. Os prazos de cada produto variam, então fique de olho:
Rímel: 3 a 6 meses, em média
Bases, cremes hidratantes e demaquilantes: 6 a 8 meses
Pós, pancake, sombras, blush, gloss e batons: 1 ano
Lápis para contorno de olhos, boca e delineadores: 1 ano e 6 meses
Muita gente não tem o hábito de lavar os pincéis de maquiagem, mas eles também podem ajudar na proliferação de bactérias e agentes alergênicos. Pincéis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo do uso) com água morna e sabão neutro e devem secar ao ar livre. Só depois de secos, devem ser guardados novamente.
Fique atenta também ao prazo dos perfumes, que é de cerca de 3 anos. Mas muitos “estragam” muito antes disso e, além de perderem fixação e sofrerem alteração no cheiro, podem causar irritação na pele. O ideal é conservá-los na caixa, em um local onde não haja incidência de sol (por exemplo, dentro do guarda-roupa).
Fonte: Clube do Lar
Comentários
Postar um comentário