Pular para o conteúdo principal

Calvície Feminina: inimiga número 1 da autoestima


Estresse, ansiedade, fatores genéticos e hormonais são alguns dos vários causadores da temida queda de cabelo que, diferente do que se imagina, aflige um alto índice de mulheres no mundo.
Perder alguns fios de cabelo ao se pentear, no banho ou mesmo ao dormir é coisa normal para todo mundo. Mas quando o volume encontrado na escova, no ralo ou nos lençóis começa a aumentar, é bom se prevenir, pois alguma coisa de errado pode estar acontecendo.
A queda acentuada de cabelos entre mulheres é muito mais comum do que se imagina e, ao contrário do que se pensa, não é um problema só dos homens. Pesquisas indicam que uma entre cada cinco mulheres pode vir a apresentar um tipo ralo e fino de cabelo. O que muitas pessoas não sabem é que, na calvície, não há só queda acentuada de cabelos mas, principalmente, a não reposição deles. Nós perdemos de 70 a 100 fios por dia naturalmente. Assim, quando a mulher percebe, já se surpreende com os grandes espaços entre os fios.
              No Brasil, cerca de 40% das mulheres se deparam com o problema, principalmente após a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. Mesmo sendo mais rara em mulheres, a calvície ataca diretamente a autoestima, e pode desencadear transtornos emocionais graves, como alterações de humor e até mesmo depressão.
Raramente a mulher fica totalmente calva, mas em casos onde a queda de cabelo é mais intensa e o tratamento não é feito da forma adequada, isso pode acontecer. E pior, os fios dificilmente voltam a crescer, quando a causa é de origem genética.
O drama da princesa - Também comuns são as alopécias areatas (ou peladas), provocada por fatores emocionais. Um exemplo conhecido é o da princesa Caroline, de Mônaco, que alguns anos atrás perdeu os cabelos, em forma de moedas, recuperando-os mais tarde. A perda também pode ser difusa, e requer tratamento psicológico e  imunológico. Abalada emocionalmente ao passar por uma série de desgostos e perdas afetivas, ficou completamente careca nos anos 90. Após buscar tratamento, conseguiu a recuperação das madeixas, mesmo sofrendo outras crises emocionais e, consequentemente, de perda abundante de cabelo em anos seguintes. Essa é a chamada alopécia de tipo areata, provocada por fatores como distúrbios emocionais ou estresse pós-traumático, onde normalmente os fios costumam se regenerar depois de um tempo.
  
O charme natural da Princesa e o sofrimento da calvície com turbantes
Fonte: Pinterest 
 Há fatores que aceleram a perda de cabelo. Além do estresse, a má alimentação e o consumo de álcool e drogas são alguns exemplos. Mas nem toda queda de cabelo pode ser considerada calvície. Quem explica é a dermatologista do Sistema Hapvida Saúde, Andrea Carla: “A simples queda de cabelo está relacionada a fatores como anemia ou um desequilíbrio metabólico. Quando as causas são combatidas na origem, o couro cabeludo tende a voltar ao normal. Já no caso da calvície, o que acontece é que os fios grossos, com o passar do tempo, vão dando lugar aos finos, que são quase imperceptíveis”.
 A calvície tem relação direta com a genética e os hormônios. Nas mulheres, o histórico familiar influencia menos que nos homens. Após a gravidez e na menopausa, o problema é notado com maior frequência, por conta da diminuição na produção dos hormônios femininos. Tanto o homem quanto a mulher perdem fios de cabelo diariamente, cerca de 100 a 150 fios por dia, o que é normal. Percebida uma queda mais acentuada, é sinal de que algo está interferindo no ciclo natural das madeixas.
Tratamento – O primeiro passo é agendar uma consulta com um dermatologista para saber a verdadeira causa da queda de cabelo. “A recuperação dos cabelos depende muito do estágio em que o problema é diagnosticado. Não adianta começar a utilizar xampus ou produtos “especiais” e medicamentos por conta própria, pois o tratamento vai depender de cada paciente”, alerta a médica do Hapvida.
O importante é não deixar o problema se agravar. Como em qualquer problema de saúde, a orientação de um especialista é sempre fundamental.
Agradecimentos e mais Informações:
M&P Assessoria –     3231.2129
Rodrigo Nunes –      9645.8880
Mônica Ayub –        9984.0042

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial de fotos para Vert Rouge Sophistiqué na Casa Rosada

Saindo do forno mais um super editorial com os vestidos e trajes da loja que amamos Vert Rouge Sophistiqué. Nosso top fotógrafo Fernando Raphael do Classe A Estudio Fotografico, arrasou nos cliques e o resultado a gente confere aqui:



A cantora Silvana Salazar 



Giovanna do blog Vou Crescer











Bia Flexa





Euzinha e a querida Silvana Salazar








Evento Crespas e Cacheadas sacudiu o Porto Digital em Recife

Um evento diferente e com um propósito nobre abrilhantou a cidade do Recife, o evento Crespas e Cacheadas aconteceu no Porto Digital no Recife Antigo. Temas como o combate ao racismo, violência contra a mulher e o empoderamento negro fizeram parte das palestras, oficinas e workshops. A organização do evento arrecadou doações de fraldas e materiais de higiene pessoal para doar a União de Mães de Anjos (UMA) projeto que presta atendimento às mães de crianças com microcefalia. Claro que não poderiam faltar também dicas de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, promovido pela Garnier com a embaixadora da marca Jessica Melo. Diversos patrocinadores demonstraram seus produtos no evento, entre eles a Tutanat e a marca de biscoitos Vitabono do ig @vitabonoalimentosltda com a sua representante Aline Oliveira do ig @blogalineoliveira  Aliás, agradecimentos a Vitabono @vitabonoalimentosltda pelos biscoitos deliciosos! Vamos às fotos!

Garnier
Porto Digital


Tutanat






Garnier

Biscoitos Vitabon…

Sephora abre sua loja em Recife no Shopping Rio Mar

Tudo bem lindezas! Essa semana foi de grande expectativa para a abertura da loja Sephora no Shopping Rio Mar aqui em Recife. O blog aqui recebeu convite para a pré inauguração e fui conferir de perto essa loja linda que tem tudo que a gente adora: cosméticos fantásticos, marcas famosas tais como Dior, Lancôme, Guerlain, Benefit, Naked, Shiseido, Givenchy, Michael Kors e muitas outras marcas que amamos. Eu poderia falar aqui sobre vários produtos tais como a linha Terracota da Guerlain que é simplesmente maravilhosa, e tem um perfume incrível dessa linha. Sobre os preços, confesso que dei uma olhada por cima, mas em compensação a variedade de produtos maravilhosos que essa loja disponibiliza, é show! Outra coisa que me chamou a atenção e que adorei, é que praticamente todos os produtos tem como provar na hora pra escolher, eu amei!